terça-feira, 28 de outubro de 2008

Molhes da Barra de Rio Grande

Fixação de Estacas

Titan em operação

Molhe Leste


Construídos no início do século (1911), os Molhes da Barra têm como objetivos principais dar segurança à entrada e saída dos navios do Porto e proteger o canal dos traiçoeiros bancos de areia. O projeto dos Molhes é de autoria do engenheiro inglês Elmer Lawrence Cortheill e é considerada uma das grandes obras de engenharia oceânica do mundo. Consistem em dois braços de pedras (entre três e quatro quilômetros de extensão), partindo do litoral em direção ao eixo do Canal do Norte, a desembocar no Oceano Atlântico.

Os Molhes da Barra estão se firmando cada vez mais como ponto turístico, não só pelo que representam como obra de engenharia, mas porque abrigam grande número de animais, especialmente aves e leões-marinhos, que fazem dos Molhes local de descanso em suas viagens entre o Sul do Brasil e a o Continente Antártico. No Molhe Oeste, é possível fazer passeios de vagoneta (uma espécie de jangada a vela que corre sobre trilhos, ao sabor do vento), desfrutando de grande beleza natural entre o céu e o mar.

Fonte:
http://www.portoriogrande.com.br/pt/localizacao/p_turisticos.php


Patrick Picaluga©

Vista do Molhe Oeste e o navio Maersk Newark ao fundo
Patrick Picaluga©

Vista do Google Earth


Mais informações e fotos:

domingo, 26 de outubro de 2008

Pilot Boat 1

Pilot Boat 1 (Ex-Transmar II) 40'
Foto cedida por de Marcelo Vieira, pq eu estava lá em cima, hhh

sábado, 25 de outubro de 2008

Aliança Brasil

Aliança Brasil no TeconRG

IMO number :9000730
Name of ship :ALIANCA BRASIL
Call Sign :PPSO
Gross tonnage :28397
Type of ship :Container Ship
Year of build :1994
Flag :Brazil
Status of ship :In Service
Last update :2007-09-18

Darya Shanthi


IMO number :9218399
Name of ship :DARYA SHANTHI
Call Sign :VRXB2
Gross tonnage :38392
Type of ship :Bulk Carrier
Year of build :2001
Flag :Hong Kong, China
Status of ship :In Service
Last update :2008-08-18

Darya Shakti


IMO number :9291078
Name of ship :DARYA SHAKTI
Call Sign :VRAF7
Gross tonnage :31260
Type of ship :Bulk Carrier
Year of build :2004
Flag :Hong Kong, China
Status of ship :In Service
Last update :2007-01-10

Guarapuava

Bunker-Barge Guarapuava entrando no Porto Novo

IMO number :7229368
Name of ship :GUARAPUAVA
Call Sign :PQ9305
Gross tonnage :2358
Type of ship :General Cargo Ship
Year of build :1973
Flag :Brazil
Status of ship :In Service
Last update :2007-04-17

Federal Nakagawa

Federal Nakagawa atracado no Porto Novo

IMO number :9278791
Name of ship :FEDERAL NAKAGAWA
Call Sign :VRAT7
Gross tonnage :20661
Type of ship :Bulk Carrier
Year of build :2005
Flag :Hong Kong, China
Status of ship :In Service
Last update :2006-11-20

BBC Scotland

BBC Scotland atracado no Porto Novo

IMO number :9266322
Name of ship :BBC SCOTLAND
Call Sign :ZDFF3
Gross tonnage :4090
Type of ship :General Cargo Ship
Year of build :2002
Flag :Gibraltar
Status of ship :In Service
Last update :2006-11-20

Rb Atlas

Ateh que levo jeito, Rb Atlas

Prof. Luiz de Farias

Rebocador Castor rebocando a chata Prof. Luiz de Farias na entrada do Porto Novo

Solzinho

Nascer do Sol, muito lindo né??? Pois é, e tem gente que prefere um escritório

Nascer do Sol


Nascer do Sol, muito lindo né??? Pois é, e tem gente que prefere um escritório

Encontro das águas

Encontro das águas da Lagoa dos Patos e de alto mar

Amarradito

Fazendo serviço de "patrulha" (lembrei-me do tempo de marinha, hhh) enquanto estavam passando os cabos entre as torres de energia de Rio Grande para São José do Norte.
Ao fundo o terminal de containers, TeconRG

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Matinelli


IMO number :7916818
Name of ship :MATINELLI
Call Sign :H8PL
Gross tonnage :14379
Type of ship :Bulk Carrier
Year of build :1980
Flag :Panama
Status of ship :In Service
Last update :2008-05-15

MSC Los Angeles



IMO number :9222986
Name of ship :MSC LOS ANGELES
Call Sign :A8AX8
Gross tonnage :66058
Type of ship :Container Ship
Year of build :2001
Flag :Liberia
Status of ship :In Service
Last update :2008-08-11

Last Names of shipDate of recordSource
MSC LOS ANGELES2008-08-11LRF
CSCL LOS ANGELES2001-05-01LRF
E.R. LOS ANGELES2000-11-15LRF
SAMSUNG 13512000-05-12LRF

HS Challenger


IMO number :9243605
Name of ship :HS CHALLENGER
Call Sign :A8EJ7
Gross tonnage :30024
Type of ship :Container Ship
Year of build :2004
Flag :Liberia
Status of ship :In Service
Last update :2007-08-06

Meriom Sky


IMO number :9335903
Name of ship :MERIOM SKY
Call Sign :V7JR5
Gross tonnage :24112
Type of ship :Chemical/Oil Products Tanker
Year of build :2006
Flag :Marshall Islands
Status of ship :In Service
Last update :2008-04-21

Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel

O NApOc "ARY RONGEL", foi construído pelo estaleiro "George Eide's Sonner A/S (Hoylandsbygd, Noruega) com características próprias para navegação em região polar , entrando em operação em 22 de janeiro de 1981 , prestando serviços de apoio logístico no Mar do Norte e região antártica. O Navio foi adquirido da empresa "G.C.Rieber & Co. (Bergen, Noruega) e incorporado à Marinha do Brasil em 19 de abril de 1994.

O NApOc "ARY RONGEL"tem como tarefas principais:

- Realizar pesquisas científicas na Antártica e levantamentos hidroceanográficos;

- Apoiar logisticamente a Estação Antártica Comandante Ferraz e acampamentos utilizados pelo Programa Antár- tico Brasileiro (PROANTAR); e

- Coletar dados para apoio à previsão meteorológica.



Características do NApOc "ARY RONGEL:

Comprimento:.............................................75,20 metros
Calado:............................................................6,20 metros
Deslocamento:..........................................3628 toneladas
Propulsão:..........................................Diesel 1 eixoc/HPC
.................................................2Bow e 1 Stern Thrusters
Velocidade de Cruzeiro:.........................................10 nós
Velocidade Máxima:...............................................15 nós






Saída da Barra em Rio Grande, rumo à Base Comte. Ferraz na Antártida



Fonte: Marinha do Brasil, http://www.mar.mil.br/dhn/gnho/naoaro.html

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

United Prosperity

IMO number :8311015
Name of ship :UNITED PROSPERITY
Call Sign :S2TV
Gross tonnage :10100
Type of ship :General Cargo Ship
Year of build :1983
Flag :Bangladesh
Status of ship :In Service
Last update :2007-01-10


Deixou o porto carregado de arroz com destino a Ásia

Saída do Zhen Hua 20

IMO number :7826180
Name of ship :ZHEN HUA 20
Call Sign :J8B3502
Gross tonnage :39923
Type of ship :Heavy Load Carrier
Year of build :1983
Flag :St Vincent and Grenadines
Status of ship :In Service
Last update :2008-09-29


Plotado no AIS da Pilot Boat 2


Ao fundo, o pórtico do dique seco deixado pelo Zhen Hua 20




Estrutura metálica de apoio aos pórticos de diques durante a navegação,
padrão no mundo inteiro

MSC ALMERIA

292 de comprimento e 32 de boca


IMO number :9005534
Name of ship :MSC ALMERIA
Call Sign :MQPF2
Gross tonnage :50350
Type of ship :Container Ship
Year of build :1992
Flag :United Kingdom
Status of ship :In Service
Last update :2008-09-01


MSC Almeria no cais central do Tecon e o Bahia na ponta sul


Terminado o giro e navegando


sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Saída da plataforma P-53 de Rio Grande 1/4

PETROBRAS 53
FPSO - Floating Production, Storage and Offloading

O que são?
As plataformas tipo FPSOs são navios com capacidade para processar e armazenar o petróleo, e prover a transferência do petróleo e/ou gás natural. No convés do navio, é instalada um planta de processo para separar e tratar os fluidos produzidos pelos poços. Depois de separado da água e do gás, o petróleo é armazenado nos tanques do próprio navio, sendo transferido para um navio aliviador de tempos em tempos.

O navio aliviador é um petroleiro que atraca na popa da FPSO para receber petróleo que foi armazenado em seus tanques e transportá-lo para terra. O gás comprimido é enviado para terra através de gasodutos e/ou re-injetado no reservatório. Os maiores FPSOs têm sua capacidade de processo em torno de 200 mil barris de petróleo por dia, com produção associada de gás de aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos por dia.


P-53
A plataforma PETROBRAS 53 (P-53), tem 75% de conteúdo nacional e produzirá petróleo e gás. Foi incluída no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e gerou cerca de 4 mil e 500 empregos diretos e 15 mil indiretos. A P-53 terá capacidade para produzir 180 mil barris por dia (bpd) de petróleo e comprimir 6 milhões de m3 por dia de gás. A produção de óleo será escoada para terra através da plataforma de rebombeio autônoma PRA-1.

Primeira plataforma a ser instalada no campo de Marlim Leste, a P-53 será ancorada a uma profundidade de 1.080 m e instalada a 120 km da costa. Construída a partir da conversão do navio português Setebello, ela será interligada a 21 poços (dos quais 13 produtores de petróleo e gás e oito injetores de água) e produzirá óleo do tipo pesado, de 20 graus API.



Informações da P-53:

IMO number :7385136
Name of ship :PETROBRAS 53
Call Sign :V7IG3
Gross tonnage :152374
Type of ship :Offshore Processing Ship
Year of build :1986
Flag :Marshall Islands
Status of ship :In Service
Last update :2007-12-17


Saída da P-53 no dia 02 de outubro de 2008

Desatracação por volta das 06:30


Rebocadores na popa: Brilhante, Smit Tuxá e CNL Safira (06:43hs)


Eu e o Rb Offshore Maersk Helper (07:00hs)
IMO number :9246736
Name of ship :MAERSK HELPER
Call Sign :ZIOI3
Gross tonnage :3427
Type of ship :Offshore Tug/Supply Ship
Year of build :2002
Flag :Isle of Man
Status of ship :In Service
Last update :2006-11-20



Saída de popa no canal de acesso ao Porto Novo (07:22hs)