segunda-feira, 30 de maio de 2011

Começa a construção de cascos em Rio Grande

Fontes: Rio Grande OffShore - Portos&Navios


Ato simbólico deu início à construção dos oito cascos para plataformas oceânicas no polo naval
A Ecovix — braço da Engevix responsável pelas construções oceânicas — realizou a primeira solda no casco da plataforma P-66.

O gesto marca o início das obras dos cascos a serem montados pela empresa no dique seco. Os investimentos passam dos R$ 4,8 bilhões. Cerca de 5,8 mil empregos diretos serão gerados, além de mais de 17 mil indiretos. Até o segundo semestre de 2013, o primeiro casco deve ser entregue. Mais de 31,4 mil chapas e 5,9 mil toneladas de perfis já chegaram ao porto de Rio Grande. Cada um dos oito cascos, com calado de 23,2 metros, terá 288 metros de comprimento.

Depois de pronta, a plataforma terá capacidade para acomodar 110 trabalhadores. A montagem final — integração dos cascos com os módulos — será alvo de nova licitação da Petrobras. Por enquanto, a Ecovix é responsável apenas pelos cascos. O primeiro deverá servir de base para a P-66. A Engevix também construirá em Rio Grande os cascos das plataformas P-67, P-68, P-69, P-70, P-71, P-72 e P-73, todas do tipo FPSO (em inglês, Floating, Production, Storage and Offloading, ou unidade flutuante de armazenamento e transferência) e destinadas à produção de petróleo e gás na camada pré-sal da Bacia de Santos. O investimento total é de US$ 3 bilhões.

SAIBA MAIS

As dimensões da futura P-66
Comprimento: 288 m
Calado: 23,2 metros
Acomodações: 110 pessoas
Peso de aço do casco: 40 mil toneladas
Capacidade: 150 mil barris por dia de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia
Previsão de entrega: segundo semestre de 2013

domingo, 29 de maio de 2011

Maior navio mineraleiro do mundo encontra porta-contêiner da Log-In no Rio

Fonte: Portal Fator Brasil



Um encontro naval marcou no dia 06 de maio (sexta-feira), as águas fluminenses. O VLOC VALE BRASIL, maior navio mineraleiro do mundo, e o LOG-IN JACARANDÁ, primeiro porta-contêiner construído no Brasil nos últimos 15 anos, se cruzaram na Baía de Guanabara.

O LOG-IN JACARANDÁ é uma encomenda da Log-In, empresa coligada à Vale, ao Estaleiro Ilha S.A (EISA), e vai transportar produtos industrializados, integrando os principais portos do Brasil ao Mercosul.

O VALE BRASIL, com capacidade para 400 mil toneladas, é uma das sete encomendas da Vale ao estaleiro coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, na Coréia do Sul, para o transporte de minério de ferro na rota Brasil-Ásia. Outras 12 encomendas de navios do mesmo porte foram feitas pela Vale ao estaleiro chinês Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries.

VALE BRASIL, maior navio mineraleiro do mundo, tem 362 metros de comprimento, capacidade de 400 mil toneladas, e teve investimento de US$ 748 milhões.O navio fará parte da solução logística entre os terminais marítimos da Vale no Brasil e os clientes asiáticos.

LOG-IN JACARANDÁ, primeiro navio porta-contêiner construído no Brasil nos últimos 15 anos, o navio tem 218 metros de comprimento, capacidade de 2.800 TEUS - (1 TEU corresponde a 1 contêiner de 20 pés), teve investimento, cerca de R$ 140 milhões.A cada viagem, ele pode retirar das estradas cerca de 2800 caminhões.
O navio vai transportar produtos industrializados (de alimentos e bebidas a eletroeletrônicos), integrando os principais portos do Brasil ao Mercosul.

O LOG-IN JACARANDÁ visitou nosso porto no último dia 27.